Moçambique: 4.º Comité Gestor do projeto TriCafé - Produção sustentável de café na Serra da Gorongosa

Publicado em terça-feira, 30 agosto 2022 12:22

Teve lugar nos dias 23 e 24 de agosto de 2022, no Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, o 4.º Comité Gestor do projeto TriCafé - Produção sustentável de café na Serra da Gorongosa. O projeto tem como objetivo geral a caracterização e implementação de um sistema de produção de café sustentável, mitigando os efeitos da desflorestação e da pressão das alterações climáticas previstas para o corrente século. Nos seus objetivos tem também a promoção do agronegócio, aumentando o rendimento e a segurança alimentar das famílias rurais.

O TriCafé é um projeto de cooperação triangular, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Agência de Cooperação Brasileira e a Administração Nacional das Áreas de Conservação do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Moçambique, estando a sua execução a cargo do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Brasil, e do Parque Nacional da Gorongosa.

Os três parceiros executores têm vindo a otimizar a qualidade do grão do café e a viabilizar a produção em maior escala com vista à sua comercialização, bem como a capacitar os recursos humanos locais, quer através da formação de agricultores e técnicos, quer através da formação avançada. Através da plantação do café, com sombreamento de árvores nativas, o projeto tem contribuído para a reflorestação da Serra da Gorongosa, devolvendo o equilíbrio ao ecossistema e garantindo, em simultâneo, a subsistência dos agricultores e trabalhadores locais.

Mais informação aqui.

33417 l2

33417 l3