Moçambique: Apoio da sociedade civil no combate à pandemia da Covid-19

Publicado em terça-feira, 12 outubro 2021 10:50

Terminou no mês de julho de 2021 o projeto “Covid-19 - a Prevenção é a Solução”, que decorreu em Monapo (Nampula) e na Ilha de Moçambique, e que constituiu uma das respostas da Cooperação Portuguesa no apoio ao combate à pandemia da Covid-19 em Moçambique.

Promovido pela ONGD ADPM em parceria com a ONGD OIKOS, oprojeto visou a capacitação e educação para a saúde nas comunidades de Mossuril, Monapo e Ilha de Moçambique.

Este projeto teve início em agosto de 2020 com a constituição da equipa no terreno, a que se seguiu a realização de uma série de encontros para delinear a estratégia de implementação, considerando-se prioritário o alinhamento das medidas com as indicações do Ministério da Saúde para combater a pandemia, através de um trabalho de proximidade com os Serviços Distritais de Saúde dos três distritos de intervenção. A união de esforços com o governo local para dotar as Unidades Sanitárias e profissionais de saúde com materiais de higienização e proteção individual mínimos e ferramentas de combate à pandemia foram determinantes para colmatar algumas das lacunas existentes. Os comités de cogestão e humanização, o principal elo entre hospitais rurais e centros de saúde, foram revitalizados para uma resposta mais eficiente na sensibilização e prevenção das comunidades às questões pandémicas.

De realçar ainda o trabalho de apoio na aplicação de inquéritos de rastreabilidade Covid-19 para deteção de sinais sintomatológicos que possam indiciar problemas de saúde relacionados com a Covid-19, em locais onde a testagem é muito reduzida e os resultados dos testes realizados podem demorar mais de 10 dias a serem conhecidos.