Moçambique: Apoio de Portugal a Cabo Delgado

Publicado em sexta-feira, 06 novembro 2020 10:07

Por ocasião da sua deslocação a Pemba, no dia 5 de novembro de 2020, a Embaixadora de Portugal em Maputo, Maria Amélia Paiva, anunciou o apoio de Portugal ao Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) em Moçambique, com uma contribuição financeira de 40 mil euros para o Plano de Resposta Rápida para Cabo Delgado. Pretende-se, com esta contribuição, apoiar o escritório das Nações Unidas em Moçambique a prestar assistência humanitária e alimentar às populações daquela Província, no atual cenário de crescente violência e insegurança e aumento do número de deslocados internos.

Portugal, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., apoia ainda o projeto desenvolvido pela ONGD OIKOS, financiado no âmbito do Mecanismo de Financiamento para Apoio à Recuperação e Reconstrução das Regiões afetadas pelos ciclones Idai e Kenneth em Moçambique, com o objetivo de recuperar a capacidade produtiva de pequenos produtores afetados, contribuindo para a segurança alimentar das suas famílias e para a recuperação económica da comunidade.

No âmbito da Linha de cofinanciamento de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento 2020, o Camões, I.P. apoiou o projeto desenvolvido pela ONGD Helpo, “Karibu” que terá início em janeiro de 2021, até dezembro de 2022, com objetivo criar condições para a integração de deslocados internos nas escolas do bairro de Mahate.

No âmbito do seu Fundo de Pequenos Projetos, Portugal vai ainda apoiar em Cabo Delgado um projeto de Inclusão Económica e Social para os Deslocados Internos, que visa a providenciar uma assistência eficaz às famílias deslocadas através de apoio e segurança alimentar no distrito de Metuge e um Projeto de apoio às necessidades primárias de acomodação em 5 centros de acolhimento do Distrito de Quissanga para as famílias deslocadas que se encontram nesses centros.