Moçambique: Aurélio Furdela vence a 2.ª edição do Prémio Literário INCM/Eugénio Lisboa

Publicado em terça-feira, 04 dezembro 2018 09:53

Aurélio Manuel Furdela (Maputo, 1973) é o vencedor da 2.ª edição do prémio Literário Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM)/ Eugénio Lisboa. O Prémio INCM/Eugénio Lisboa contempla a edição da obra vencedora, bem como a atribuição do valor monetário de 5000€ (cinco mil euros) ao vencedor.

O júri constituído pelo escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, na qualidade de Presidente, por Teresa Manjate e Paula Mendes, deliberou atribuir o prémio de prosa literária INCM/Eugénio Lisboa ao texto “Saga d’Ouro”, da autoria de Aurélio Furdela, e uma menção honrosa a “Sonhos Manchados, Sonhos Vividos”, de Agnaldo Bata.

A atribuição do Prémio Literário INCM/Eugénio Lisboa a “Saga d’Ouro” deve-se, segundo o júri, ao facto da escrita acurada a nível linguístico e por manifestar um domínio sobre as técnicas da narrativa. Por seu turno, a atribuição de menção honrosa a “Sonhos Manchados, Sonhos Vividos” deve-se à criatividade, a nível temático, da obra.

Concorreram à 2.ª edição do Prémio INCM/Eugénio Lisboa um total de 15 textos, dos quais 13 entregues em Maputo e 2 entregues nas províncias.

Este importante prémio literário foi criado em 2017 pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, dando corpo à sua missão de promoção e preservação da língua portuguesa e tendo em consideração a relevância de Eugénio Lisboa, enquanto cidadão e homem de cultura nascido em Moçambique, mas também como seu autor.

O Prémio INCM/Eugénio Lisboa visa selecionar trabalhos inéditos de grande qualidade no domínio da prosa literária e, além de uma componente pecuniária, contempla a publicação das obras distinguidas em cada edição, incentivando desta forma a criação literária moçambicana.