Moçambique: Assinatura de Acordo de Parceria com a Associação para a Defesa do Património de Mértola no âmbito da 3.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique

Publicado em quarta-feira, 16 dezembro 2020 16:48

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Associação para a Defesa de Mértola (ADPM) assinaram, em 14 de dezembro de 2020, o Acordo de Parceria no âmbito da 3ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, para a preservação e reabilitação do património histórico e cultural da Ilha de Moçambique (Componente 4).

A ADPM, parceira da cooperação portuguesa em diversos projetos, tem um reconhecido papel no âmbito do desenvolvimento local e da defesa e preservação do património, material e imaterial. Esta parceria permitirá reforçar a importância da salvaguarda do património cultural, através da sensibilização para a responsabilidade e consciência cívica e patrimonial da população da Ilha de Moçambique, classificada pela UNESCO, em 1991, como Património Mundial da Humanidade.   

No quadro desta componente de apoio à preservação e reabilitação do património cultural, foram já assinados o Acordo de Cooperação com a Direção Geral do Património e o com o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique e o Acordo de Parceria com a Universidade do Lúrio.

O Cluster da Cooperação Portuguesa, que se encontra na sua 3.ª fase, é um projeto constituído por 5 componentes, que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento das intervenções nos domínios da preservação e reabilitação do património, gestão e ordenamento territorial e urbanístico, formação profissional, ensino pré-escolar e sua ligação ao ensino primário na região, apoio à sociedade civil, artes e ofícios e empreendedorismo.