Moçambique: Cluster EUNIC divulga resultados de oficinas de formação em Teatro Educativo

Publicado em sexta-feira, 06 março 2015 17:45

Os resultados das oficinas de formação em Teatro Educativo realizadas nas Províncias de Inhambane, Manica e Sofala entre março e outubro de 2014 vão ser apresentados numa cerimónia que decorrerá a 13 de março de 2015, às 11:00, no Teatro Avenida em Maputo, durante a qual será também lançado o Pequeno Manual de Intervenção em Teatro Educativo.

O livro, da autoria de Dadivo José e Evaristo Abreu, servirá, nesta fase inicial, como ferramenta de trabalho para os 60 formandos dos Institutos de Formação dos Professores (IFP). Os atores-formadores (mastertrainers) farão, ainda, uma pequena demonstração do trabalho desenvolvido.

Este projeto é promovido e organizado pelo cluster EUNIC Moçambique, em cooperação com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a Academia de Teatro Drama for Life Universidade de Witswatersrand (Joanesburgo), contando com o patrocínio exclusivo do GIZ-Gabinete de Cooperação Alemã.

Partindo de um workshop piloto que se realizou em 2013 no IFP da Matola e que produziu resultados satisfatórios, foi desenvolvido trabalho nas Províncias de Inhambane, Manica e Sofala no sentido de os atores-formadores partilharem esta experiência com os formandos dos vários Institutos de Formação envolvidos, designadamente das localidades de Homoíne, Chicuque, Vilanculo, Chibata, Nhamízua, Nhamatanda e Inhaminga.

Foram realizadas várias atividades destinadas à formação dos formadores tendo sempre em vista o uso do drama na abordagem didática por parte dos formadores enquanto futuro corpo docente do ensino primário.

O teatro e o drama na educação são usados como metodologia e estratégia para criar condições para que a escola seja um espaço seguro de aprendizagem, desenvolvimento intelectual e de relações interpessoais. Também se pretende que seja um modelo pedagógico teatral, cujos objetivos ultrapassam o simples atendimento de necessidades curriculares.

O cluster EUNIC-Moçambique promove desde 2011 um projeto de Teatro Infantil de âmbito educativo e curricular que conta com a participação de atores do Grupo de Teatro M’Bêu, da Escola de Comunicação e Artes da UEM, do Grupo de Teatro do Oprimido, do CEPAD-Centro de Produção de Artes Dramáticas e da Companhia de Teatro Mahamba.

A EUNIC é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia. Foi fundada em 2006 e congrega 30 membros de 26 países. O cluster EUNIC-Moçambique foi criado em dezembro de 2010 e integra atualmente o British Council, o Camões - Centro Cultural Português e o ICMA - Instituto Cultural Moçambique - Alemanha.

Folheto EUNIC