Moçambique: Colóquio sobre Economia Criativa

Publicado em quinta-feira, 04 julho 2019 15:18

No âmbito da "Semana das Artes", iniciativa organizada pela produtora cultural Vice Versa Ideias, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo vai acolher no dia 30 de julho de 2019, um colóquio sobre Economia Criativa.

O evento pretende assumir-se como uma plataforma de reflexão sobre o mercado de artes e indústrias culturais, uma componente que se tem desenvolvido pelo mundo. Também em Moçambique tem sido um tema em crescimento, ao mesmo tempo que influencia a vida das novas gerações, contribuindo para a sua transformação, sobretudo, se considerarmos a atividade desenvolvida em torno do património e das heranças culturais nacionais, que leva a um reforço da identidade coletiva e do espírito de defesa da memória, também coletiva.

Este colóquio, que contará com a participação do Observatório de Políticas Culturais em África, da UNESCO, da IVERCA, da Loja Social e da Companhia de Teatro Gungu, será composto composto por dois temas, que serão as linhas orientadoras da reflexão que se quer construir. O primeiro será em torno do tema “Indústria Cultural e Criativa em Moçambique: financiamento, parcerias e contributo na economia” para perceber sobre as organizações que pensam em políticas de financiamento para as artes e culturas e que modalidades existem para contribuir para o contexto local da área em questão. O outro painel irá refletir sobre a “Sustentabilidade nos projetos culturais: experiências, oportunidades e desafios”, numa abordagem mais prática das organizações que fazem o seu dia-a-dia nas artes e cultura.

A "Semana das Artes" é uma plataforma sociocultural para a formação, exposição, reflexão e desenvolvimento de indústrias criativas culturais. A plataforma materializa os seus objetivos através de um conjunto de iniciativas no campo das artes e cultura na sua diversidade, desde 2017, sendo que em 2019 mantém o seu foco na arte como fator de desenvolvimento socioeconómico, formação de jovens, emprego e desenvolvimento sustentável.