Moçambique: Cooperação Portuguesa apoia intervenção na área oncológica

Publicado em sexta-feira, 05 fevereiro 2021 13:05

Desde 2013 que a Cooperação Portuguesa tem vindo a apoiar uma intervenção na área oncológica em Moçambique. Trata-se de uma intervenção implementada e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian e que conta com o cofinanciamento do Camões, I.P., da Fundação Millennium BCP e do Millennium BIM. Iniciou-se com o Projeto “Atenção Integrada ao Doente Oncológico no Hospital Central de Maputo – Reforço da Capacidade Institucional”, estando agora em implementação o Projeto “Melhoria do diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas em Moçambique” – Projeto “Onco-Moçambique”.


O Projeto conta com sete instituições hospitalares portuguesas executoras, nomeadamente o i) Centro Hospitalar de Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria, ii) Centro Hospitalar de São João do Porto; iii) Instituto de Patalogia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto; iv) Instituto Português de Oncologia Dr. Francisco Gentil do Porto, v) Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, vi) Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e vii) Unidade Local de Saúde de Matosinhos.


No âmbito do Projeto “Atenção Integrada ao Doente Oncológico no Hospital Central de Maputo – Reforço da Capacidade Institucional”, foram objeto de apoio 16 serviços clínicos do Hospital Central de Maputo (HCM), bem como o serviço de Oncologia e Unidade de Dor daquele hospital, tendo sido realizada a formação especializada de 69 profissionais moçambicanos, complementada com 17 ações de formação em Maputo para 119 profissionais de saúde. Finalizou-se também o apetrechamento do hospital de dia, o reforço do equipamento de diagnóstico por imagem e a implementação do sistema de registo oncológico hospitalar.


Encontra-se agora em curso uma intervenção, que pretende contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde na área da oncologia em Moçambique, com impacto expectável no prognóstico das doenças oncológicas, mais abrangente, em termos geográficos, englobando as Províncias de Sofala e Nampula, e, em termos clínicos, abarcando outras especialidades médico-cirúrgicas.

Notícia relacionada [Público]: https://www.publico.pt/2021/02/04/ciencia/noticia/stenia-aida-rostos-historia-uniu-portugal-mocambique-cancro-1949132