Moçambique: Escolinhas Comunitárias do Niassa - resultados de uma experiência de 22 anos

Publicado em terça-feira, 19 fevereiro 2019 17:22

As ONGD Leigos para o Desenvolvimento e FEC – Fundação Fé e Cooperação, no âmbito do projeto Juntos II/Othukumana a decorrer na Província do Niassa, irão apresentar em estreia o documentário O dia de amanhã, sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN), no  dia 20 fevereiro de 2019, pelas 9h30, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo.

Neste momento, os Leigos para o Desenvolvimento encontram-se a encerrar um ciclo de mais de 20 anos de colaboração com a Diocese de Lichinga e as entidades governamentais do Niassa. Um dos seus projetos na província desde o início da sua presença são as Escolinhas Comunitárias do Niassa. Este projeto que tem por base o desenvolvimento comunitário, trabalha com as comunidades para a construção e gestão de resposta educativa pré-escolar nas zonas rurais do Niassa, fomentando o ensino bilíngue de português e emakwa como um dos principiais objetivos pedagógicos. O documentário O Dia de Amanhã explica o projeto das Escolinhas Comunitárias do Niassa, com a sua história, comunidades e intervenientes e explica a situação atual das ECN, enquadradas no projeto Othukumana II.

Durante o ano de 2018, no âmbito do projeto Othukumana II, parceria entre os Leigos para o Desenvolvimento, a Fundação Fé e Cooperação e a Diocese de Lichinga e financiado pela Misereor/Kindermissionwerk, foi também possível a realização de um estudo de caso, a ser também apresentado.

Agora, é momento de partilhar o fruto do trabalho destes anos na província do Niassa, com a exibição do documentário e a divulgação dos principais resultados do estudo de caso das ECN.