Moçambique: Exposição “Kinani: Através da Lente”

Publicado em quinta-feira, 30 agosto 2018 17:34

A exposição “Kinani: Através da Lente” resulta de uma proposta da fotógrafa Yassmin Forte e de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a Yodine, empresa que organiza nesta capital moçambicana o festival bienal de dança contemporânea Kinani.

A exposição decorre precisamente no mês em que se realiza a Semana da Dança de Maputo, que terá lugar entre 18 a 22 de setembro de 2018. Esta mostra fotográfica apresenta um conjunto de fotografias que ilustram o percurso dos últimos 10 anos do festival Kinani. A exposição pretende ainda trazer ao público um debate acerca da fotografia que se dedica às artes performativas e aos diferentes critérios que lhe são inerentes.

“Kinani: Através da Lente” é exposição coletiva com a participação de vários fotógrafos moçambicanos, nomeadamente Adiodato Gomes, João Costa (Funcho), Emídio Josine, Mauro Vombe e Yassmin Forte, que nesta ocasião irá dedicar um tributo a Jorge Almeida, fotógrafo e professor universitário que morreu em 2013, enquanto preparava uma exposição sobre o mesmo tema. A apresentação desta mostra não pretendeu ser exaustiva nem representativa de todo o longo percurso do festival internacional Kinani, mas sim uma referência simbólica a alguns dos intervenientes da área e do circuito da dança. Tem igualmente o objetivo de promover uma reflexão sobre este meio de expressão artística, tão bem representado por Moçambique internamente e na sua diáspora.

A realização da exposição “Kinani: Através da Lente” contou com o importante apoio e pesquisa da fotógrafa Yassmin Forte e de Quito Tembe, fundador do projeto do festival Kinani. De salientar, ainda, durante a preparação e produção deste projeto, a generosidade e disponibilidade de todos os fotógrafos participantes e, no caso de Jorge Almeida, do apoio da família.