Moçambique: Final do Prémio Eloquência Camões 2016

Publicado em segunda-feira, 09 maio 2016 16:53

Realiza-se no dia 13 de maio, às 15h00, no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo, a Final do Prémio Eloquência Camões 2016, onde serão premiadas as três melhores apresentações de textos produzidos por estudantes do Ensino Secundário Geral (ESG).

Participam nesta 14.ª edição do Prémio Eloquência 17 alunos oriundos de nove escolas públicas de Maputo, designadamente as Escolas Secundárias Bonifácio Gruveta Massamba, Josina Machel, Laulane, Lhanguene, Malhazine, Polana, Quisse Mavota, Armando Emílio Guebuza e Francisco Manyanga.

Numa primeira fase, foi realizada uma Oficina sobre Texto Argumentativo, dirigida a professores de Português das escolas participantes. Seguiu-se o trabalho na escola, já com os alunos, que resultou na apresentação de textos redigidos pelos alunos (máximo de 5 textos por escola).

Na fase final do Prémio Eloquência Camões, entre 9 e 12 de maio, realiza-se uma Oficina de Oralidade orientada pela atriz e formadora Ana Magaia que tem como objetivo aperfeiçoar a expressão oral dos candidatos e prepará-los para a apresentação pública do texto da sua autoria sobre um dos temas propostos pelos organizadores.

A Final da 14.ª edição do Prémio Eloquência Camões terá um júri constituído por Ana Magaia, Carla Maciel, Diretora do Centro de Línguas da Universidade Pedagógica (UP) e José António Marques, formador do Camões, I.P. na UP.