Moçambique: Fórum de cinema Kugoma em Maputo

Publicado em quarta-feira, 16 julho 2014 13:02

A 5.ª edição do festival de cinema e curta-metragem Kugoma realiza-se entre 17 e 27 de julho de 2014 em diversos espaços culturais e bairros de Maputo, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

A inauguração do festival, terá lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, com a exibição do filme de ficção sul-africano "Kanyekanye" ("A Linha"), do realizador Miklas Manneke.

Segue-se um cine-concerto que assinala os cem anos da animação "Gertie, o dinossauro", do norte-americano Winsor McCay, e que contará com a atuação dos músicos Samito Tembe e Deodato Siquir, e dos atores Dias Santana e Horácio Mazuze.

Entre os dias 21 a 25, o Machibombo Kugoma, um projeto de literacia visual e criação de novos públicos, levará alunos do ensino primário a viajar num autocarro alugado para o efeito nos Transportes Públicos de Moçambique, envolvendo cerca de 1200 crianças e encarregados de educação de seis escolas da capital moçambicana.

No dia 21, está previsto o lançamento de um DVD sobre a obra do cineasta José Cardoso, um dos fundadores do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique (INC), e que morreu em 2013.

Na programação do festival destaca-se ainda a participação do realizador, docente e diretor artístico do festival MONSTRA, Fernando Galrito, que dirigirá uma série de ações de formação para um público infantil, numa parceria com o certame realizado anualmente em Lisboa e que envolve ainda oficinas de brinquedos óticos e cinema de animação para crianças e também para artistas e estudantes de arte.

O Kugoma conta com extensões dos festivais europeus de cinema africano Cinésud, de França, e Africa in Motion, da Escócia, além de projeções de filmes de festivais parceiros, como o Bang Awards e MONSTRA, de Portugal, Dia da Animação e Festival do Minuto, do Brasil, e a exibição de curtas-metragens de vários realizadores moçambicanos, nomeadamente Chico Carneiro, Natércia Chicane e Diovargildio Chaúque.

Este evento resulta de uma parceria entre o Camões, IP, o Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo, e o Ministério da Cultura.

Com LUSA