Moçambique: Gemuce expõe “Pedalando” em Maputo

Publicado em quarta-feira, 15 abril 2015 17:32

Pedalando é o título da 13ª exposição individual de artes visuais do conceituado artista moçambicano Gemuce que será inaugurada no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Maputo, no dia 17 de abril de 2015, às 18h00. A cerimónia contará com a presença do Ministro moçambicano da Cultura e Turismo, Silva Dunduro e do Embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte.

A exposição estará patente de 20 de abril a 29 de maio e faz jus ao conceito que está subjacente ao título. O artista retrata a vida a pedalar, tal como a viu e sentiu na sua terra natal, Quelimane, onde uma miríade de bicicletas dá corpo ao quotidiano da população local. O trabalho de campo realizado resultou num vídeo que poderá ser visto na exposição.

Gemuce produziu um conjunto de aguarelas, desenhos e telas onde há o realismo da vivência diária mas onde se encontra também um ponto de fuga ancorado numa leitura mais humorística ou mais lírica denotando o lado sonhador do artista. Depois de Maputo, a mostra segue para a cidade da Beira, onde estará patente no Centro Cultural Português – Polo na Beira, de 24 de junho a 31 de julho, e para Quelimane.