Moçambique: Homenagem a Noémia de Sousa

Publicado em quinta-feira, 04 julho 2019 15:37

No âmbito da iniciativa "Escritor do Mês", o Camões – Centro Cultural Português em Maputo dedica o mês de julho à escritora moçambicana Noémia de Sousa.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento do trabalho da escritora, terá lugar no próximo dia 8 de julho de 2019, às 17h00, uma sessão intitulada “Se me quiseres conhecer: Noémia de Sousa por Calane da Silva”. A sessão será dinamizada pelo reconhecido poeta, escritor e jornalista Calane da Silva, na Biblioteca do Camões - Centro Cultural Português.  

Durante este encontro, Calane da Silva propõe uma apresentação do livro que se encontra a preparar sobre a escritora Noémia de Sousa, a (re)leitura de algumas obras da autora e uma troca de impressões com o público presente.

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo promove mensalmente no espaço da Biblioteca, a iniciativa "Escritor do Mês", que visa promover a leitura, sobretudo junto dos mais jovens, e contribuir para um melhor conhecimento e divulgação de escritores e obras em língua portuguesa. A obra e a biografia do autor escolhido são revisitadas e analisadas.

Todos os meses tem sido escolhido um escritor consagrado e, em parceria com instituições de ensino superior, associações e grupos de teatro, é realizada uma seleção de textos do autor e apresentada publicamente uma sessão que permite também explorar a possibilidade de dizer o texto literário. Escrita e oralidade estão, assim, também em foco nestas sessões.

As sessões são sempre gratuitas.