Moçambique: Projecto +EMPREGO | Inauguração de Centro de Emprego e Incubadora de Empreendedorismo Jovem em Cabo Delgado

Publicado em sexta-feira, 07 julho 2023 09:02

No dia 29 de junho de 2023, na cidade de Pemba, Província de Cabo delgado, foi inaugurado o Centro de Emprego de Pemba e a Incubadora de Empreendedorismo Jovem, no âmbito do projecto +EMPREGO.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Emprego (SEJE) de Moçambique, Osvaldo Petersburgo, da Conselheira para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Patrícia Pincarilho e da equipa de coordenação do projeto.

Na ocasião, o SEJE defendeu que as iniciativas de empreendedorismo promovidas irão ampliar o leque de oportunidades de emprego para os jovens de Cabo Delgado, num contexto em que o desemprego é apontado como um dos fatores que favorecem o recrutamento armado na província. Apelou ainda, aos gestores do centro e da incubadora, para que maximizem a qualidade da infraestrutura garantindo uma formação de excelência aos formandos.

Por outro lado, a Conselheira de Cooperação destacou que as infraestruturas agora inauguradas asseguram a melhoria do acesso ao emprego digno e ao rendimento dos jovens de Cabo Delgado, desígnio de todos - parceiros de desenvolvimento, cooperação portuguesa e União Europeia - destacando ainda que o projeto +EMPREGO foi identificado por esta última como FlagShip.

Ambas as infraestruturas agora inauguradas, têm por objetivo fomentar a implementação de medidas ativas de emprego aos jovens, direcionadas sobretudo ao aumento da empregabilidade na região através de estágios profissionais, apoio à colocação de candidatos, orientação profissional e apoios ao autoemprego e empreendedorismo.

O +EMPREGO é um projeto de cooperação delegada que conta com o apoio financeiro da União Europeia e com o cofinanciamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que também assegura a respetiva gestão. Tem como grupo-alvo prioritário 1200 jovens moçambicanos dos 15 aos 25 anos, formandos e diplomados da educação profissional, 50% dos quais mulheres. Prevê-se que pelo menos 50% dos beneficiários finais deva estar empregado ou ter criado o seu próprio emprego, no final do Projeto, que tem a duração de 48 meses.

34056 l

34056 2