Moçambique: José Miguel Ribeiro expõe “As Coisas Lá de Casa”

Publicado em quinta-feira, 09 julho 2015 17:11

O Centro Cultural Português em Maputo/Camões, I.P. acolhe entre os dias 10 e 24 de julho, a exposição “As Coisas Lá De Casa”, de José Miguel Ribeiro que mostra os bastidores da série de animação homónima, pensada e criada pelo artista.

A exposição integra a programação da 6.ª edição do KUGOMA – Fórum de Cinema de Curta-Metragem e destina-se, primordialmente, ao público infantojuvenil, estando prevista a realização de workshops com alunos das escolas públicas da cidade de Maputo ao longo das duas semanas de apresentação em Maputo.

Nesta exposição conta-se a história da produção da série de animação As Coisas Lá de Casa em 20 ilustrações, duas das quais ganham volume, apresentando alguns objetos de plasticina: a pá, a vassoura, as galochas, etc. Porque depois do processo importa mostrar o resultado, a exposição termina com a exibição de seis episódios da série de animação que inspira a exposição.

José Miguel Ribeiro é licenciado em artes plásticas e pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, estudou animação de desenho na Lazzenec-Bretagne, em Rennes, e no Filmógrafo, no Porto; fundou as produtoras Sardinha em Lata e, em 2012, criou a produtora Praça Filmes, em Montemor-o-Novo.