Moçambique: Lançamento das obras distinguidas com o Prémio INCM/Eugénio Lisboa 2018

Publicado em sexta-feira, 07 junho 2019 16:22

No dia 14 de junho de 2019, pelas 18h00, serão apresentadas no Camões – Centro Cultural Português em Maputo as obras distinguidas na 2ª edição do Prémio Literário Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM)/Eugénio Lisboa: Saga d’Ouro, da autoria de Aurélio Furdela (obra vencedora), e Sonhos Manchados, Sonhos Vividos, de Agnaldo Bata (menção honrosa).

O académico Abudo Machude, apresentará a obra Saga d’Ouro, de Aurélio Furdela, cabendo a Duarte Azinheira, diretor da unidade de edição e cultura da INCM, a apresentação da obra Sonhos Manchados, Sonhos Vividos, de Agnaldo Bata.

O júri constituído pelo escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, na qualidade de Presidente, pela investigadora e especialista em Literatura, Teresa Manjate, e pela editora- chefe da INCM, Paula Mendes, deliberou atribuir o prémio a Aurélio Furdela pela escrita apurada a nível linguístico e também pelo manifesto domínio sobre as técnicas da narrativa. Por seu turno, a atribuição de menção honrosa a Sonhos Manchados, Sonhos Vividos justifica-se pela criatividade, a nível temático, da obra apresentada ao concurso por Agnaldo Bata.

O galardão foi instituído em 2017 pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, e destina-se a premiar trabalhos inéditos, em prosa, de autores moçambicanos. O Prémio INCM/Eugénio Lisboa contempla a edição da obra vencedora pela Imprensa Nacional, bem como a atribuição do valor monetário de 5.000,00€ (cinco mil euros) ao vencedor.