Moçambique: Prémio Eloquência Camões 2023

Publicado em quinta-feira, 09 março 2023 11:54

Decorre entre os dias 6 de março e 21 de abril de 2023, a 20.ª edição do Prémio Eloquência Camões. Este evento é organizado, em parceria, pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa em Maputo, na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), e pela Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da UP-Maputo, em Moçambique.

Dando continuidade ao modelo seguido nas edições anteriores, o Prémio Eloquência Camões 2023 desenvolver-se-á em três momentos. Numa primeira fase, que decorrerá entre dias 6 e 31 de março, serão aceites e selecionados os melhores textos argumentativos / discursos produzidos por estudantes universitários moçambicanos inscritos em cursos de licenciatura. Numa segunda fase, que decorrerá entre os dias 17 e 20 de abril, os autores dos dez melhores textos participarão numa Oficina de Oralidade, dinamizada pela atriz Ana Magaia. No dia 21 de abril, pelas 14h00, realizar-se-á, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a grande final do Prémio Eloquência Camões, onde serão apurados os discursos vencedores.

Os estudantes universitários que não tenham participado nas edições anteriores poderão concorrer através da apresentação de discursos subordinados a temas como: (i) a igualdade de géneros; (ii) o saneamento do meio e a preservação do ambiente; (iii) as redes sociais, as tecnologias e o seu papel na educação dos jovens; e (iv) o contributo dos jovens para o desenvolvimento de Moçambique e para o bem-estar social.

Os vencedores do Prémio Eloquência Camões 2023 receberão, para além da formação em técnica oratória ministrada pela atriz Ana Magaia, prémios monetários e material didático.

Este Prémio conta com o apoio da Plural Editores Moçambique.

Consulte mais informações aqui.