Moçambique: Prémio Eloquência Camões 2024

Publicado em segunda-feira, 25 março 2024 18:18

Decorre entre os dias 20 de março e 3 de maio de 2024, a 21.ª edição do Prémio Eloquência Camões. Este evento é organizado, em parceria, pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa em Maputo, na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), e pela Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da UP-Maputo, em Moçambique.

Dando continuidade ao modelo seguido nas edições anteriores, o Prémio Eloquência Camões 2024 desenvolver-se-á em três momentos. Numa primeira fase, que decorrerá entre os dias 20 de março e 5 de abril, serão aceites e selecionados os melhores textos argumentativos/discursos produzidos por estudantes inscritos em cursos de licenciatura em universidades moçambicanas. Numa segunda fase, que decorrerá entre os dias 26 de abril e 2 de maio, os autores dos dez melhores textos participarão numa Oficina de Oralidade dinamizada pela atriz Ana Magaia. No dia 3 de maio, realizar-se-á, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, a grande Final do Prémio Eloquência Camões, onde serão apurados os discursos vencedores.

Os estudantes universitários que não tenham sido finalistas nas edições anteriores poderão concorrer através da apresentação de discursos que não ultrapassem 400 palavras e subordinados a temas como: (i) a igualdade de géneros; (ii) o saneamento do meio e a preservação do ambiente; (iii) as redes sociais, as tecnologias e o seu papel na educação dos jovens; e (iv) o contributo dos jovens para o desenvolvimento de Moçambique e para o bem-estar social.

Os vencedores do Prémio Eloquência Camões 2024 receberão, para além da formação em técnica oratória ministrada pela atriz Ana Magaia, prémios monetários e em material didático. Este Prémio conta com o apoio da Plural Editores Moçambique.

Esta iniciativa conta com apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Consulte o regulamento e outras informações aqui.