Moçambique: Presidente da República de Portugal visita Instituto do Coração (ICOR)

Publicado em sexta-feira, 16 janeiro 2015 16:38

O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, visitou o Instituto do Coração (ICOR) em Maputo no dia 15 de janeiro de 2015, acompanhado pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Campos Ferreira, e pelo Embaixador de Portugal em Moçambique, José Augusto Duarte.

O ICOR foi fundado em 2001 pela ONGD portuguesa Cadeia da Esperança e outras três ONG Europeias (Chaine de L’Espoir, França, Chain of Hope, Reino Unido e Coeur pour Tous, Suiça), para permitir que crianças carenciadas tivessem acesso a tratamentos cirúrgicos ao coração e a cateterismos cardíacos, sendo atualmente considerado uma referência no seu campo.

Desde 2001 que a Cooperação Portuguesa apoia o ICOR, através da ONGD Cadeia de Esperança, assegurando várias missões médicas anuais, integrando médicos, enfermeiros e técnicos de saúde do ICOR no trabalho de equipas médicas portuguesas, adquirindo ou renovando equipamentos essenciais para o tratamento de doenças cardíacas, e comprando consumíveis destinados às intervenções cardiovasculares.

visita pr icor3Durante esta visita, o Presidente da República português anunciou o reforço da parceria entre a Cooperação Portuguesa e o ICOR, com o apoio a um novo projeto e a atribuição de uma bolsa de estudo para um médico do ICOR, que lhe permitirá continuar a sua formação académica na Universidade de Coimbra.

Até ao momento foram já operados ao coração 1186 doentes, gratuitamente, na sua grande maioria crianças, e foram feitos 1789 cateterismos de diagnóstico e de intervenção. O ICOR funciona também como polo formador para médicos e como local de estágio para os alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane.