Moçambique: PROCULTURA | Participação em Evento Académico no âmbito das celebrações do Mês da Europa

Publicado em quarta-feira, 24 maio 2023 11:44

No dia 17 de maio de 2023, no auditório da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, o PROCULTURA participou no Evento Académico, organizado pela Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM) e pela Embaixada da Irlanda em Moçambique, com o apoio de Portugal, França, Alemanha, Suécia e União Europeia (UE), no âmbito das comemorações do Mês da Europa.

O evento contou com a presença do Vice-Ministro para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Edson da Graça Macuácua, do Magnífico Reitor da UEM, Manuel Guilherme Júnior, do Embaixador da UE em Moçambique, Antonino Maggiore, dos Chefes de Cooperação dos Estados Membros da UE e representantes do Instituto Nacional do Emprego, do Movimento Educação Para Todos e da AEFUM.

Durante o evento, o PROCULTURA teve oportunidade de apresentar os seus programas de bolsas de licenciatura, mestrado e de mobilidade para estudantes do ensino superior, partilhando testemunhos de bolseiros que já terminaram os seus estudos.

O momento cultural do evento foi animado por dois bolseiros capacitados pelos mestrados que realizaram com as bolsas do projeto: Venâncio Calisto, ator, dramaturgo e encenador, mestre em teatro pela Universidade de Aveiro, contou com duas atrizes para fazer a leitura encenada do seu texto "O alguidar que chora ou a história das pedras que falam"; Timóteo Cuche, músico e etnomusicólogo, mestre em música pela Universidade de Aveiro, tocou "Amigos para sempre", uma música da sua autoria.

O evento serviu ainda para um debate sobre políticas e programas relacionados com os três E's - Educação, Emprego e Empoderamento – pilares da iniciativa europeia e-Juventude para Moçambique.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., contando também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento global de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

33991 2

33991 3

33991 4