Moçambique: Vice-Presidente do Camões, I.P. visita projeto do PROCULTURA “Máquina de Fabricar Sonhos”

Publicado em quinta-feira, 15 dezembro 2022 17:28

Entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro de 2022, a Vice-Presidente do Camões - Instituto da Cooperação, I.P., Cristina Moniz, deslocou-se à Ilha de Moçambique, onde visitou o projeto financiado pelo PROCULTURA “Máquina de Fabricar Sonhos”.

O projeto é promovido pela APETUR - Associação de Pequenos Empresários de Hotelaria da Ilha de Moçambique e pretende dar apoio a sete grupos de mulheres da comunidade, para desenvolverem a arte de costurar como forma de subsistência, produzindo peças com capulana (pano tradicional), para venda. Entre as diversas peças que produzem, encontram-se sacolas, vestuário, ornamentos ou jogos de mesa.

O objetivo é que estes grupos de mulheres possam assegurar a sua subsistência através do desenvolvimento de uma atividade económica na área do artesanato e, ao mesmo tempo, apoiar o desenvolvimento do turismo local.

O PROCULTURA é uma ação do Programa Indicativo Multianual PALOP – Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

33626 2

33626 3a