Morreu o escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro

Publicado em sexta-feira, 18 julho 2014 13:57

O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro, Prémio Camões 2008, morreu a 18 de julho de 2014 na sua casa, no Rio de Janeiro, aos 73 anos. O autor de “Sargento Getúlio” e “Viva o Povo Brasileiro” era o sétimo ocupante da Cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Letras.

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro nasceu em Itaparica, na Baía, a 23 de janeiro de 1941. Na infância, viveu um ano em Lisboa. Entre 1990 e 1991, morou em Berlim, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio.

Bacharel e Direito pela Universidade Federal da Bahia, nunca exerceu a profissão de advogado. Pós-graduou-se em Administração Pública e fez o mestrado em Administração Pública e Ciência Política, na Universidade da Califórnia do Sul.

Foi nas letras que se destacou, sendo autor de uma vasta obra, por diversas vezes premiada. Fazem também parte da sua extensa e aclamada bibliografia títulos como “O Sorriso dos Lagartos” e “A Casa dos Budas Ditosos”.

O livro “Sargento Getúlio", consagrado como um marco do moderno romance brasileiro, filiou o seu autor, na opinião da crítica, a uma vertente literária que sintetiza o melhor de Graciliano Ramos e o melhor de Guimarães Rosa. Na história sobressaem a cultura e os costumes do Nordeste brasileiro.

Esse regionalismo extremamente rico dificultou a tradução do romance para o inglês, obrigando o próprio autor a fazer esse trabalho. A seu respeito pronunciaram-se, nos Estados Unidos e em França, as colunas literárias de todos os grandes jornais e revistas.

João Ubaldo Ribeiro foi igualmente professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia, colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.

Era colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha; colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, entre os quais, além dos citados, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, A Tarde e muitos outros.

A formação literária de João Ubaldo Ribeiro iniciou-se nos primeiros anos de estudante, tendo sido um dos jovens escritores brasileiros que participaram do International Writing Program da Universidade de Iowa.