Morreu o ator Joaquim Rosa

Publicado em quinta-feira, 25 fevereiro 2016 19:45

O ator Joaquim Rosa morreu no dia 24 de fevereiro de 2016, aos 89 anos, na Casa do Artista, em Lisboa, vítima de doença. Joaquim Rosa fez carreira especialmente no teatro, tendo participado em vários espetáculos de Filipe La Féria.

A seguir ao 25 de Abril de 1974, participou na fundação do Centro Dramático de Évora (Cendrev), um dos primeiros projetos de descentralização cultural da época, tendo sido ator emA Noite de 28 de Setembro, espetáculo dirigido por Richard Demarcy, o primeiro daquela companhia, estreado em Janeiro de 1975. Também com o Cendrev, faria Luz nas Trevas, de Bertolt Brecht, com encenação de Luís Varela.

Paralelamente à sua carreira no teatro, fez também cinema. Um dos seus papéis mais emblemáticos foi o de Padre Alves em Manhã Submersa(1980), de Lauro António, e televisão, tendo participado em várias séries (Um táxi na cidade, Claxon, Processo de Camilo) e telenovelas, incluindo A Viúva do Enforcado, A Banqueira do Povo e Médico de Família. O ator fez ainda uma participação especial na telenovela da TVI Flor do Mar, exibida entre 2008 e 2009.

Com Lusa e Público