Mostra de Cinema Português Contemporâneo em São Paulo

Publicado em sexta-feira, 28 junho 2013 11:22

A II Mostra de Cinema Português Contemporâneo, inserida nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, apresenta filmes portugueses em São Paulo, de 16 a 28 de julho de 2013, depois de ter passado pelo Recife e pelo Rio de Janeiro, numa iniciativa apoiada pelo Camões, IP.

A programação inclui sete curtas e 12 longas-metragens, que enfatizam a diversidade e a liberdade criativa do cinema português produzido entre os anos 2000 e 2012. Assim, serão exibidos documentários, filmes de ficção, animação e experimentais, tanto de realizadores consagrados como de jovens cineastas.

Os filmes selecionados pretendem dar a conhecer ao público brasileiro obras contemporâneas, por vezes menos conhecidas. Em 2013, os destaques vão para primeiras obras ou filmes que marcaram a história do cinema português recente, nomeadamente Branca de Neve de João César Monteiro, Filme do desassossego de João Botelho, O fantasma, de João Pedro Rodrigues ou A cara que mereces de Miguel Gomes.

Nesta edição da mostra é prestada homenagem ao realizador Fernando Lopes, um dos nomes de referência do Cinema Novo português, falecido em 2012. A retrospetiva da sua carreira de mais de 50 anos conta com a apresentação de cinco dos seus filmes: Belarmino (1964), Uma abelha na chuva (1972), Nós por cá todos bem (1978), O Delfim (2002) e Lá Fora (2004).

A II Mostra de Cinema Português Contemporâneo marcou presença no Recife de 21 a 26 de maio, tendo continuado no Rio de Janeiro, entre 24 de maio e 6 de junho.

Esta iniciativa é patrocinada pela CAIXA, Governo Federal e Instituto Moreira Salles, com o apoio do Ano de Portugal no Brasil, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixada de Portugal, Rádio Universitária Recife, Rádio Roquette - Pinto e Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) – Portugal.