Polónia: Mostra Kino.pt leva cinema português a nove cidades polacas

Publicado em sexta-feira, 29 novembro 2013 13:14

O novo cinema português estará em destaque na mostra Kino.pt, que pretende apresentar as obras mais marcantes dos últimos cinco anos de cinema português em nove cidades da Polónia, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.

Gdansk, Katowice, Cracóvia, Lublin, Nowy Sącz, Poznan, Szamotuły, Varsóvia e Wrocław são as cidades que, ao longo de três meses, irão exibir os 12 filmes selecionados para o festival, onde se incluem longas e curtas-metragens, cinema de ficção, animação e documental.

O público polaco terá oportunidade de assistir a filmes como “Viagem a Portugal” de Sérgio Tréfaut, “Filme do Desassossego” de João Botelho, “Tabu” de Miguel Gomes, “É na Terra não é na Lua” e “Balaou” de Gonçalo Tocha, “Pickpocket” de João Figueiras ou “Alvorada Vermelha” de João P. Rodrigues e João Guerra da Mata.

A programação inclui ainda as obras “Kali, o Pequeno Vampiro” de Regina Pessoa, “O Cágado” de Luis da Matta Almeida e Pedro Lino, “Luz da Manhã” de Cláudia Varejão, “Cama de Gato” de Filipa Reis e João Miller Guerra, e “A Comunidade” de Salomé Lamas.

A mostra Kino.pt é organizada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, e pelo Kino.Lab, em colaboração com a Zero em Comportamento e mais de 20 parceiros na Polónia e em Portugal.