Uruguai: Autores de língua portuguesa em destaque no Mundial Poético de Montevideu

Publicado em quinta-feira, 07 novembro 2013 14:32

A 1ª edição do Mundial Poético, onde serão recitadas obras de autores como José Craveirinha, Agostinho Neto ou Mia Couto, realiza-se de 7 a 14 de novembro de 2013, em Montevideu, cidade distinguida como “Capital Ibero Americana da Cultura 2013”.

A inauguração do evento será marcada pelo recital de poesia, teatro e música “Grito Negro”, em torno da poesia africana de expressão portuguesa do século XX, pelo grupo “Caramelos y Pimientos “, no dia 7 de novembro, às 19h, no teatro Sala Verdi. A declamadora e atriz Isabel de la Fuente será acompanhada pelos artistas uruguaios Eduardo Mauris (guitarra), Pollo Píriz (percussão) e Berta Pereira (percussão e voz).

Em “Grito Negro” visitam-se os autores José Craveirinha, Noémia de Sousa, Arlindo Barbeitos, Alda Lara, Rui Knopfli, José Eduardo Agualusa, Agostinho Neto, Mia Couto, Rui de Noronha, Glória de Sant’Anna, Luandino Vieira, Alda Espírito Santo e Ruy Duarte de Carvalho.

O Mundial Poético, cujas atividades são descentralizadas e gratuitas, é organizado pela Intendência Municipal de Montevideu, com o apoio do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai, de numerosas missões diplomáticas, como a Embaixada de Portugal em Montevideu, e de instituições culturais e educativas, como o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, o Centro Cultural de Espanha e a Universidade Finis Terrae do Chile.