Espanha: XVI Ciclo de Música Contemporânea no Museu Vostell de Malpartida

Publicado em sexta-feira, 12 setembro 2014 18:37

A XVI Edição do Ciclo de Música Contemporânea realiza-se a 12 e 19 de setembro de 2014 no Museu Vostell de Malpartida, Cáceres, com as atuações do violoncelista Ulrich Mitzlaff, do compositor electroacústico e artista sonoro Carlos Santos e dos músicos britânicos David Ross e Clive Bell.

Em primeiro lugar, unirão forças Ulrich Mitzlaff e Carlos Santos (dia 12), num espetáculo intitulado “Blau”. Juntos configuram I/O, um duo indefinível que promete começar o concerto apenas com “o audível”, para a partir daí explorar os instrumentos e encontrar pequenos “fragmentos” de som que constituirão as bases de um discurso musical que irá crescendo progressivamente em intensidade.

Tudo será decidido no momento, uma vez que o processo de composição (ao vivo) é tão aberto como as decisões que o duo tomará durante a interação (entre eles, mas também com o público, com o espaço, etc.)

Já os músicos britânicos David Ross e Clive Bell (dia 19), num concerto designado por “Recovery Suite”, farão dialogar os seus (muito diferentes) instrumentos para estabelecer laços entre o passado e o futuro, entre as raízes do mundo natural e os cabos eletrónicos.

A célebre “Davestation” (literalmente, “a estação de Dave”) é um instrumento eletrónico de fabricação própria que irá tecer um subtil caminho até às paisagens sonoras da contemplação, acompanhado pelo sibilar hipnótico dos instrumentos tradicionais japoneses.

Ambos os concertos têm início às 21:00. Esta é uma iniciativa apoiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, IP.