Música e poesia marcam a celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP em Timor-Leste

Publicado em segunda-feira, 06 maio 2019 05:21

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP foi celebrado em Timor-Leste com uma cerimónia destinada a prestigiar a música e a poesia, que teve lugar no Centro Cultural Português, com a participação de cerca de duzentas pessoas, entre as quais da Ministra da Educação, Juventude e Desporto, Dulce Soares,  do Secretário de Estado da Arte e Cultura, Teófilo Caldas,  do Embaixador de Portugal,  José Pedro Machado Vieira  e do Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes.

 

No seu discurso, o Embaixador de Portugal disse não estarem só naquela celebração “em todos os continentes, milhões de pessoas cantando, declamando as palavras dos nossos poetas, pintando, hoje, dirão da alegria e do privilégio de falar em Língua Portuguesa, esta língua tão rica que nos oferece todas as palavras de que precisamos para expressar o que sabemos e sentimos.”  Lembrou, também, que há exatamente 20 anos, em Nova Iorque, era assinado o “acordo de 5 de Maio”, por Portugal, Timor-Leste e a Indonésia, que viabilizaria a realização do referendo e a restauração da independência por Timor-Leste.

Esta cerimónia celebrou a poesia e a música em Língua Portuguesa pelas vozes dos alunos do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Timor Lorosa’e, dos músicos Isabella Bretz e Rodrigo Lana e do coro dos alunos do curso de Língua Portuguesa, do Instituto de Defesa Nacional. Na biblioteca o grupo “Português no Bairro”, da Universidade Timor Lorosa’e contou histórias para os mais pequenos. 

Foi inaugurada também a exposição de pintura “Alfabetização” de Bosco Alves, que estará patente no Centro Cultural Português até ao dia 18 de maio de 2019.

As celebrações da Língua e Portuguesa e da Cultura da CPLP terão lugar entre os dias 3 a 10 de maio de 2019, numa aliança entre 27 instituições e o compromisso de centenas de pessoas, com um programa que integra cerca de 30 iniciativas, de música, debate, cinema e poesia, dedicadas à “Língua Portuguesa, às Pessoas aos Oceanos”.

30398 1