Música Experimental em Cáceres

Publicado em terça-feira, 13 agosto 2013 11:28

Carlos ‘Zíngaro’ volta em setembro a participar no Ciclo de Música Contemporânea do Museu Vostell em Malpartida, Cáceres, um festival pelo qual, segundo os seus organizadores, «já desfilaram artistas que escreveram algumas das páginas mais brilhantes da história da música experimental».

O violinista português, que esteve sozinho em Malpartida de Cáceres, em 2001, estará acompanhado, a 12 de setembro, pelo guitarrista Emídio Buchinho, com quem apresentará Sketches, um espetáculo integrado no XV Ciclo de Música Contemporânea, que tem o apoio do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP, na Universidade de Extremadura (Cáceres).

O violinista português é considerado um dos principais emblemas da improvisação eletroacústica e já partilhou o palco com «pesos pesados» da música improvisada como Derek Bailey, Evan Parker, Joëlle Léandre ou Günter Müller.

Ao longo dos anos, os músicos portugueses têm sido presença regular em Cáceres. Sei Miguel, Vítor Joaquim, Victor Gama, Pedro Carneiro, Rafael Toral, Paulo Raposo & André Gonçalves, Alfredo Costa Monteiro, Miguel Azguime e o poeta português Américo Rodrigues participaram em edições anteriores deste ciclo de música.

A edição de 2013 do ciclo traz ainda o «poeta sonoro» de origem chilena radicado em França Martin Bakero e o grupo de Barcelona Macromassa.