Rússia: Músico e compositor português João Bruno Soeiro atua em Moscovo

Publicado em quarta-feira, 31 outubro 2012 09:57

Realiza-se no dia 2 de novembro de 2012, às 19 horas, na Biblioteca de Literaturas Estrangeiras de Moscovo um concerto pelo pianista português João Bruno Soeiro. O Programa divide-se em duas partes, sendo que, na segunda parte, o artista interpreta composições da sua autoria.

Do programa destacam-se obras de J.S.Bach (Capricho sobre a partida do irmão querido, BWV 992), Schumann (do ciclo "Fantasiestücke", Op.12 - "Des Abends", "Aufschwung", "Warum?", "Ende vom Lied"), Scriabin (Dois Poemas, Op.32), Brahms ( 4 Balladas, op.10), J.B. Soeiro - (Banda Sonora do filme "O Suplício de Tântalo") e J.B Soeiro ( "Little Bird)

João Bruno Soeiro nasceu em Lisboa, em 1983.

Começou a estudar música em 2002, na Academia de Amadores de Música (AAM), na classe de piano da Professora Teresa Menéres. Em 2006, conclui o 5º grau de Piano. No ano seguinte, transfere-se para a classe da Professora Vera Belozorovich, com quem terminou o 8º grau em 2009. De destacar, também, o seu trabalho com os Professores Fernando Flores (em Música de Câmara) e Eurico Carrapatoso (em Análise e Técnicas de Composição) durante os seus anos de estudo na AAM.

A partir de Setembro de 2008 começou a trabalhar com as Professoras Maria Gambarian e Nanuli Nemsitzveridze, em Moscovo, e em 2009 ingressa no Curso Superior de Piano da Academia Russa de Música Gnessin, na classe da Professora Gambarian (com a Professora Nemsitzveridze como Assistente). Frequenta, atualmente, o 3º ano do curso.

Paralelamente, tem vindo a desenvolver atividade como compositor, tendo escrito em Janeiro de 2012 a banda sonora para a curta metragem "O Suplício de Tântalo", do jovem realizador Tiago Simões. Para além disso, o seu repertório conta com algumas peças para piano solo, uma peça coral (com palavras em russo escritas pelo próprio) e também com canções, para as quais escreveu também os versos em português e em inglês.