Moçambique: Nampula festeja dia mundial da poesia

Publicado em terça-feira, 20 março 2012 11:34

O Centro de Língua Portuguesa/ Instituto Camões – Nampula festeja o dia mundial da Poesia, 21 de março de 2012, promovendo a projeção do filme “O Clube dos Poetas Mortos”, pelas 13:30, e uma sessão de declamação de poesia “Poesia ao Alto” do Grupo Cultural ANAMUPUELA, pelas 15:30. Estas atividades têm o apoio da Faculdade de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes, da Universidade Pedagógica de Moçambique.

O filme relata a história de um professor de literatura e dos seus alunos num colégio interno marcadamente elitista e com uma disciplina muito rígida. O professor atreve-se a desafiar as normas e alguns dos seus alunos criam o “Clube dos Poetas Mortos”, que se reúne à noite para discutir a essência da poesia. O suicídio de um dos jovens, leva ao confronto do professor com a direção, que expulsa o professor e toma medidas para que tudo volte à normalidade.

A projeção do filme tem como objetivos despertar o interesse pela didática de línguas, criar um espaço de socialização, desenvolver um espaço de discussão de problemas e de problematização da realidade (didática), promover o respeito por diferentes mundividências.

A sessão de declamação de poesia tem como objetivos, para além da comemoração da data, incentivar a criatividade artística, despertar o gosto pela leitura e pela escrita, fomentar a comunicação expressiva dos alunos, através de diferentes formas artísticas; promover a socialização.