Nigéria: Coordenador da Unidade de Implementação do programa SWAIMS visita Abuja

Publicado em sexta-feira, 30 junho 2023 14:55

Entre 21 e 23 de junho de 2023, o Coordenador da Unidade de Implementação do SWAIMS, Comodoro Nuno Cortes Lopes, deslocou-se a Abuja, na Nigéria, com o objetivo de se encontrar com os principais interlocutores do programa, a fim de efetuar um ponto de situação sobre a componente gerida por Portugal.

Durante a sua visita, o Coordenador do SWAIMS, acompanhado pelo Comandante Pedro Rodeia Ribeiro, Oficial de Ligação e Especialista Naval em Abuja, encontrou-se com o Encarregado de Negócios de Portugal na Nigéria, Paulo Santos, com representantes da Delegação da União Europeia e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e, ainda, com a Equipa de Assistência Técnica do programa, que apoia a CEDEAO na respetiva gestão.

O SWAIMS (Support to West Africa Integrated Maritime Security) é um programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é também cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional e da Marinha, cujo orçamento ascende a 12,5 milhões euros.

34049 2

34049 3

34049 4