Nigéria: SWAIMS - Seminário de Alto Nível da CEDEAO, em Abuja

Publicado em quinta-feira, 07 abril 2022 11:05

Nos dias 4 e 5 de abril de 2022, teve lugar em Abuja, o Seminário de Alto Nível organizado pela CEDEAO - Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, com vista à apresentação e discussão do memorando de entendimento a celebrar entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cada um dos 12 estados-membros da CEDEAO que são beneficiários do programa SWAIMS - Support to West Africa integrated Maritime Security (Apoio à Segurança Marítima Integrada da África Ocidental).

Este evento contou com a presença de representantes de 11 países costeiros daquela organização, bem como de uma delegação do Camões, I.P., liderada pelo seu Presidente, João Ribeiro de Almeida, que na sua intervenção elevou o crescente envolvimento e empenhamento de Portugal em matéria de cooperação com África e, no caso particular do Golfo da Guiné, destacou a presença de meios navais nacionais que têm permitido a promoção da segurança marítima desta região. Sublinhou ainda que a gestão delegada de uma das componentes do programa SWAIMS pelo Camões, I.P. vem conferir a determinação de Portugal, em estreita articulação com a União Europeia (UE), em colaborar ativamente para a segurança marítima, no Golfo da Guiné.

Marcou ainda presença neste evento o coordenador de segurança da UE para a Região do Golfo da Guiné, Nicolás Berlanga Martínez, que partilhou com a audiência a visão da UE para esta região, realçando o exemplo do SWAIMS pelo seu impacto tangível na segurança marítima nesta região.

As sessões de trabalho tiveram a intervenção da Unidade de Implementação do Camões, I.P. (UIC), liderada pelo coordenador-geral, comodoro Carlos Campos. No final dos dois dias do seminário, foram obtidos resultados muito positivos, em particular na delineação do memorando com vista à aquisição e entrega de 30 embarcações semirrígidas aos países beneficiários e apoio na formação e treino operacional, mas também na promoção do diálogo e confiança com os diversos interlocutores regionais.

O programa SWAIMS é financiado pela União Europeia, cuja componente gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pelo Ministério da Defesa Nacional tem um orçamento de 12.478.294,00 EUR. Esta componente tem como objetivo reforçar a resposta operacional da aplicação da lei e Estado de direito no mar.

33051 2

33051 3