Noite da Literatura Europeia regressa às ruas de Lisboa, a 7 de junho

Publicado em quarta-feira, 28 maio 2014 18:12

A escritora Dulce Maria Cardoso representa Portugal, a convite do Camões, IP, na 2ª edição da Noite da Literatura Europeia, que se realiza a 7 de junho de 2014, marcando presença no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, onde o seu romance “O Retorno” será lido pela atriz Mónica Calle.

Depois do sucesso da 1ª edição, a Noite da Literatura Europeia regressa à capital portuguesa, inserida nas Festas de Lisboa e com o intuito de divulgar a literatura europeia de forma criativa e num formato invulgar. Na zona do Príncipe Real, 10 locais emblemáticos abrem portas para receber na noite de 7 de junho um pequeno e intenso festival literário.

A partir das 18:00, e ao longo de cinco horas, haverá sessões de leitura realizadas por diversos atores portugueses que, na sua maioria, serão acompanhadas pelos escritores convidados pelos institutos europeus culturais sediados em Lisboa ou pelas embaixadas representativas.

As leituras, de entrada livre e com uma duração entre dez e quinze minutos, repetem-se de meia em meia hora, para que o público possa visitar todos os espaços e assistir a todas as sessões programadas.

Entre prosa e poesia, a Noite da Literatura Europeia 2014 apresenta obras com um pano de fundo político, histórias familiares e pessoais, narrativas tocantes e por vezes desconcertantes, assim como uma homenagem a Marguerite Duras por ocasião do 100º aniversário do seu nascimento.

Na segunda edição deste serão literário, o público poderá descobrir as obras de Dulce Maria Cardoso (Portugal), José F.A. Oliver (Alemanha), Anna Kim (Áustria), Marcos Giralt Torrente (Espanha), Miika Nousiainen (Finlândia), Marguerite Duras (França), Paolo Nori (Itália), Deborah Levy (Reino Unido), Jorge Listopad (República Checa) e Ion Mureşan (Roménia).

No seu romance “O Retorno”, Dulce Maria Cardoso narra, a partir da perspetiva de um adolescente, o fim do império português ultramarino e o conturbado regresso de mais de meio milhão de pessoas a Portugal.

A iniciativa Noite da Literatura Europeia é organizada pelos institutos culturais e embaixadas que integram a rede EUNIC Portugal - British Council, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Embaixada da Áustria, Embaixada da República Checa, Goethe-Institut, Institut Français du Portugal, Instituto Cervantes, Instituto Cultural Romeno, Instituto Ibero-Americano da Finlândia e Instituto Italiano de Cultura – aos quais se associou a Representação da Comissão Europeia em Portugal.