Noite da Literatura Europeia em Lisboa

Publicado em terça-feira, 20 junho 2017 14:55

No sábado, 24 de junho de 2017, a zona do Carmo/Trindade, em Lisboa, volta a acolher a Noite da Literatura Europeia, com a participação de 11 autores de 11 países europeus. Entre as 18h30 e as 23h30 decorrem leituras com uma duração de 10 a 15 minutos, que se realizam de meia em meia hora para dar ao público a possibilidade de visitar os diversos espaços e assistir a todas as sessões.

Entre o romance e a não-ficção, passando pelo teatro e até pela literatura infantil, o programa deste ano decorre entre o sonho e a fantasia, o jornalismo, o amor e o futebol, a culinária, o campo e a cidade, a aventura e a matemática, as relações familiares e muitos outros temas que serão do agrado dos “ouvintes”.

Excertos de todas as obras apresentadas pelos países que constituem a EUNIC Portugal serão lidos em espaços como o Quartel do Carmo, o Círculo Eça de Queirós, o Claustro do Museu de S. Roque, a Sala de Extrações da Lotaria e o Teatro da Trindade, entre outros. As leituras de Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia contarão com a presença dos autores.

Em representação da literatura portuguesa, a ilustradora e designer de comunicação, Catarina Sobral, apresentar-se-á com Achimpa e O Meu Avô, dois livros recomendados no Plano Nacional de Leitura para o 3.º e 2.º anos de escolaridade respetivamente.

A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal, que conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e se realiza no âmbito das Festas de Lisboa, em parceria com a EGEAC.