Portugal: Noite de Literatura Europeia: livros para ouvir nas ruas de Lisboa

Publicado em quarta-feira, 15 maio 2013 12:57

A Noite de Literatura Europeia, que se realiza pela primeira vez em Lisboa a 24 de maio de 2013, entre as 18h30 e as 22h30, vai transformar o Bairro Alto, o Chiado, o Príncipe Real e o Largo do Rato em inusitados palcos de leitura e dramatização de obras de autores europeus contemporâneos, estando Portugal representado por Afonso Cruz.

O evento, uma iniciativa da rede EUNIC, decorre em oito espaços da cidade: Centro Nacional de Cultura, Convento dos Cardaes, Elétrico 28E, Galeria Zé dos Bois, Mãe d’Água das Amoreiras, Quartel do Carmo, Museu da Farmácia e Orpheu Caffé. Atores, e em alguns casos escritores, dão corpo aos textos.

Afonso Cruz, nascido na Figueira da Foz em 1971, é o autor português presente nesta noite dedicada aos livros e à leitura. Além de escritor, é também ilustrador, cineasta e músico. “O Livro do Ano” (Alfaguara 2013) é o seu último título, escolhido para integrar a programação do evento. São “páginas do diário de uma menina que carrega um jardim na cabeça, atira palavras aos pombos e sabe quanto tempo demora uma sombra a ficar madura”.

Na Galeria Zé dos Bois (ao Bairro Alto), durante quatro horas, “O Livro do Ano” será lido na íntegra pela atriz Isabel Abreu, sob direção de Tiago Guedes. Esta leitura será acompanhada musicalmente pelo próprio Afonso Cruz. No mesmo espaço vão estar patentes ilustrações de sua autoria.

Outros escritores que vão ter as suas obras lidas e encenadas nesta Noite Branca da Literatura em Lisboa são Carme Riera (Espanha), Keith Ridgway (Reino Unido), Lucian Vasilescu (Roménia), Massimo Gramellini (Itália), Mathias Énard (Espanha), Rosa Liksom (Finlândia) e Wolfgang Herndorf (Alemanha).

Criado em Praga em 2008, este projeto procura despertar o interesse pela literatura europeia contemporânea através da criação de ambientes simultaneamente festivos e informais em ambiente urbano. Caracterizando-se por decorrer em paralelo em várias cidades europeias, nos últimos anos já se impôs como uma referência na agenda cultural de muitos países.

 A Noite de Literatura Europeia é organizada pelos parceiros da Rede EUNIC Portugal (British Council, Goethe-Institut, Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Instituto Cervantes, Instituto Cultural Romeno, Institut Français du Portugal, Instituto Ibero-Americano da Finlândia e Instituto Italiano de Cultura) e tem o apoio da Comissão Europeia.

Londres, Bratislava, Dublin, Praga e Florença são algumas das cidades que, em maio de 2013, também se associam a esta celebração literária.