Rússia: Noites Estivais de Fado em Moscovo

Publicado em sexta-feira, 12 junho 2015 07:29

Nos dias 15 e 16 de junho de 2015, às 18h00, no clube Leningrado em Moscovo, terão lugar as Noites Estivais de Fado: a música nascida nas margens do Tejo está de volta junto dos seus aficionados russos. Este evento é promovido pela Casa de Fado de Moscovo com o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal, para além de outras entidades.

Desta vez atuará Pedro Moutinho — um dos principais nomes da nova geração de fadistas, considerado por muitos a voz mais romântica de Portugal. Ao lado de Pedro Moutinho, no palco da Casa de Fado de Moscovo estará Cristiana Águas, estrela do Clube de Fado, uma das mais prestigiadas casas de fado de Alfama. A RTP chegou a chamar-lhe “Voz oficial de Amália” e a escolhê-la para o filme biográficо de Amália Rodrigues. A acompanhá-los estarão António Neto à viola, e Sandro Costa, na guitarra portuguesa.

Em antestreia será apresentada ao público uma exposição intitulada Lisboa Romântica, um autêntico hino ao amor e aos singelos lugares da cidade que deu à luz o fado. Trata-se dos trabalhos selecionados entre centenas de fotos enviadas pelos membros da comunidade virtual Portugal para Todos. A seleção foi realizada pelo célebre fotógrafo e redator- chefe da revista National Geographic Traveler, Alexandre Zhelezniak.

Cada trabalho exposto poderá ser adquirido. O dinheiro da venda das obras fotográficas reverterá a favor do fundo de caridade Galtchonok, destinado a ajudar crianças com lesões no sistema nervoso central.

Antes do concerto, a Casa de Fado de Moscovo convidará o público a assistir a Aniki- Bobó, uma das pérolas do lendário realizador português Manoel de Oliveirа, enquanto a jornalista e locutora de rádio Alla Bogolepova, dará uma palestra dedicada às Lendas Urbanas de Lisboa.

As Noites Estivais de Fado são um pedaço da velha Lisboa em pleno centro de Moscovo, e a oportunidade de uma viagem estival pelo amor e o romantismo- uma viagem pelo fado, à qual não faltarão nem o vinho, nem os bons petiscos lusos.