Noruega: Língua Portuguesa cada vez mais forte no sistema de ensino secundário

Publicado em segunda-feira, 06 outubro 2014 18:28

A disciplina de Língua Portuguesa passa a estar disponível em dois estabelecimentos de ensino secundário na Noruega, tendo sido adotada pela Trysil Upper Secondary School, depois de há um ano idêntica decisão ter sido tomada pela Arendal Upper Secondary School.

Na origem desta iniciativa esteve o empenho da embaixadora de Portugal em Oslo, Clara Nunes dos Santos, cuja ação continuada no sentido da promoção da Língua Portuguesa lhe valeu o reconhecimento das autoridades norueguesas através da nomeação como Embaixadora das Línguas Estrangeiras, distinção celebrada a 1 de outubro de 2014.

Em dois anos consecutivos, a Trysil Upper Secondary School é a segunda escola que integra a Língua Portuguesa no sistema de ensino secundário norueguês.

Para esta decisão contribui também o forte envolvimento do organismo estatal Norwegian Centre for Foreign Languages in Education, e do seu presidente, Steinar Nybøle,  que estabeleceu um protocolo de colaboração com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, IP.

Os custos associados à nova oferta curricular são integralmente suportados por aquele organismo norueguês, em parceria com as escolas locais.

Mais informação: http://www.fremmedspraksenteret.no/neted/services/file/?hash=8a6f4aba5ccde86483d8a185ad3f132b