Nova Intranet Institucional do Camões, I.P.

Publicado em quarta-feira, 30 dezembro 2020 15:39

O projeto da nova Intranet Institucional do Camões, I.P, que beneficia do financiamento do Programa SAMA 2020, procura materializar a visão de Modernização Administrativa em ação, até ao final do presente ano, substituindo a atual intranet.

 

A comunicação interna de uma organização é um ponto-chave para o seu desenvolvimento e real eficiência dos colaboradores envolvidos nos processos internos, sendo a capacidade de organizar e compartilhar a informação, um vetor essencial para a difusão de dados dentro do Camões, I.P., como entidade de referência no seio da Administração Pública. Para tal, o sucesso deste projeto, tem como Princípios orientadores:

  1. FOCO TRANSVERSAL, nos trabalhadores, nas áreas e nas unidades orgânicas, como beneficiários da Modernização Administrativa;
  2. ENVOLVIMENTO, de todos os trabalhadores do Camões, I.P. na identificação de necessidades, desafios e soluções;
  3. PRAGMATISMO, capitalizar os novos sistemas tendo a Intranet como a base e ponto de convergência da ecoesfera Digital Camões;
  4. AMBIÇÃO, colocar a Intranet como referência dentro da Administração Pública, tendo como benchmark os melhores exemplos à escala internacional;
  5. MONITORIZAÇÃO, de resultados e impactos na entidade;
  6. MELHORIA, contínua numa Intranet que será customizável e adaptável à evolução das necessidades dos trabalhadores, das áreas, das unidades orgânicas e da entidade como uma unidade agregada.

Pretende-se que seja um projeto que visa mudar a comunicação interna do Instituto, colocando aos dispor de todos os colaboradores uma rede colaborativa que permitirá melhorar as interações internas, partilhar informação e servir as necessidades de cada unidade orgânica.

Atualmente a nova Intranet encontra-se em Prova de Conceito, estando somente disponível para alguns utilizadores chave, que terão acesso a ações formativas de front e back office. Numa fase posterior será dado o acesso a todos os utilizadores a esta nova ferramenta que privilegia a comunicação interna.