Novo programa do projeto FOCO.UNTL pretende esclarecer dúvidas em Português

Publicado em quinta-feira, 24 março 2022 11:23

A 20 de maio de 2022, Timor-Leste celebra os 20 anos da independência. Neste país, a língua portuguesa é, a par do tétum, uma das duas línguas oficiais consagradas na respetiva Constituição. É neste quadro que surge a iniciativa "Dúvidas em Português? O FOCO esclarece!"

Esta atividade insere-se no projeto FOCO.UNTL, promovido pela Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL) e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que tem como um dos seus pilares fundamentais a capacitação profissional dos docentes timorenses do Centro de Língua Portuguesa da UNTL.

Para alcançar as metas estabelecidas para este pilar, a Tutoria Linguística do projeto tem conduzido um conjunto de ações que pretendem desenvolver as competências científica e investigativa desses docentes em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa no contexto timorense. Nasce, assim, o projeto "Dúvidas em Português? O FOCO esclarece!", que pretende clarificar aspetos gramaticais normalmente identificados como críticos pelos professores nacionais para os aprendentes timorenses falantes de tétum, causando interferência na sua aprendizagem de português.

Deste modo, pretende-se lançar semanalmente um vídeo (sempre à quarta-feira, entre 30 de março e 9 de novembro de 2022), que esclareça uma área crítica gramatical, sendo que serão produzidos 30 vídeos para o ano académico de 2022.

O projeto FOCO.UNTL – Formar, Orientar, Certificar e Otimizar tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Timor-Leste e para a consolidação da língua portuguesa como instrumento para aquisição e acesso ao conhecimento.