França: Cursos de Pós-graduação em estudos portugueses e brasileiros

Publicado em segunda-feira, 02 julho 2012 12:11

A Universidade Blaise-Pascal, de Clermont-Ferrand, vai iniciar, no ano letivo de 2012-2013, um programa, em ensino a distância, de estudos pós-graduados em estudos portugueses e brasileiros, com duas vias: Investigação e Média e Mediação Cultural, com a duração de quatro semestres.

Este curso tem o objetivo de formar especialistas dos países lusófonos (língua, cultura, literatura) para que possam trabalhar na área audiovisual (rádio, vídeo, televisão, internet) e em mediação cultural (ONGs, associações, coletividades locais, fundações, centros culturais, organismos internacionais, festivais).

O curso, em que existe a intervenção de profissionais ligados às profissões referidas, tem como objetivos, entre outros, o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, através de estágios, projetos comunitários e de uma visita de estudos ao Brasil ou a Portugal, bem como a integração profissional dos alunos assegurada através de um programa de bolsas de estudo, estágios e empregos, em parceria com a cidade de Clermont-Ferrand.

A montante deste curso existe, na universidade de Clermont-Ferrand, uma licenciatura na mesma área, com a duração de seis semestres.