Angola: Nuno Saraiva no Luanda Cartoon

Publicado em quinta-feira, 14 agosto 2014 16:21

O ilustrador e autor de banda desenhada (BD) português Nuno Saraiva vai estar presente na 11ª edição do Luanda Cartoon, um dos mais importantes eventos de banda desenhada a nível da África Austral, que se realiza de 22 de agosto a 22 de setembro na capital angolana.

Nuno Saraiva (n. 1969), autor de uma vasta e premiada obra de ilustração, publicada em jornais, revistas e livros, é professor de Banda Desenhada e de Cartoon Político na escola de artes Ar.Co, em Lisboa, onde vive.

Em Luanda, Nuno Saraiva vai expor cerca de 20 trabalhos, nomeadamente a BD No Céu como na Terra, publicada semanalmente no semanário Sol, e ilustrações de O Soldado Milhões, da editora Pato Lógico. Realizará ainda 2 oficinas de trabalho e participará em debates e conferências diárias onde apresentará o seu trabalho e falará sobre o atual universo da banda desenhada e ilustração portuguesa.

Nuno Saraiva, que publica BD desde 1993 na imprensa portuguesa, foi coautor, com Júlio Pinto, da Filosofia de Ponta, publicada no Independente. Mais recentemente, tem publicado no gratuito ROSA MARIA, jornal do bairro da Mouraria, em Lisboa, a série A Vida em Rosa. Com João Miguel Tavares editou o livro infantil A Crise contada às crianças.

No Luanda Cartoon de 2014 participarão 24 artistas, sendo 9 estrangeiros, dos quais somente dois estarão fisicamente presentes - Nuno Saraiva e Barly Baruti, da República Democrática do Congo, segundo o cartoonista Olímpio de Sousa, um dos responsáveis do Estúdio Olindomar, que promove o festival.

Para o cartoonista angolano, citado pela agência Angop, «a BD é um veículo importante para transmissão de valores morais e cívicos».

O festival de 2014 terá como tema Kianda [deusa das águas da mitologia angolana] e vai abarcar a exposição de obras de caricatura, cartoon, filmes de desenhos animados em 2D e 3D, bem como o lançamento da 4ª edição do projeto Fanzine Banda Desenhada da Língua Portuguesa (BDLP), da responsabilidade do Estúdio Olindomar em Angola e do Grupo Extractus em Portugal.