Portugal: NY Portuguese Short Film Festival: “Curtas” em Lisboa e Nova Iorque

Publicado em terça-feira, 21 maio 2013 16:57

As cidades de Lisboa e Nova Iorque acolhem, em simultâneo, nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2013, a 3ª edição do NY Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), evento dedicado à 7ª Arte organizado pelo Arte Institute e apoiado pelo Camões, IP.

Na capital portuguesa as sessões decorrem no Teatro do Bairro, em Nova Iorque o local escolhido foi o Tribeca Cinema.

Organizado pela primeira vez em junho de 2011, o NYPSFF mostra o trabalho da nova geração de jovens realizadores portugueses. Ao organizar o Festival anualmente em três países - EUA, Brasil e Portugal - o Arte Institute pretende ampliar e conquistar novos públicos para o cinema português.

Nesta terceira edição serão exibidas 12 curtas-metragens selecionadas por um júri composto por figuras ligadas à indústria do cinema e da televisão, tanto nos EUA, como em Portugal e no Brasil. Haverá também uma “curta” convidada. O vencedor da III Edição do NY Portuguese Short Film Festival receberá um prémio de exibição do filme pelo Onda Curta – RTP2.

O Festival estará também pela primeira vez em Londres no dia 21 de junho, numa parceria entre o Arte Institute e o Portuguese Conspiracy, e chegará às cidades brasileiras do Rio de Janeiro e de São Paulo no final de 2013.

O NY Portuguese Short Film Festival  tem o apoio do The Fund for Creative Communitiese do Manhattan Communities Arts Fund, entidades patrocinadas, respetivamente, pelo New York City Council on the Arts e pelo New York State Department of Cultural Affairs, e administradas pelo Lower Manhattan Cultural Council.

Fundado há dois anos, o Arte Institute é uma organização pioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, que dinamiza a produção e difusão de artistas e projetos de arte contemporânea internacionais, em especial a arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz na Europa, América do Norte e América do Sul, numa dinâmica de triangulação atlântica.