Óbito: Beatriz Berrini, investigadora de literatura especialista em Eça de Queirós

Publicado em segunda-feira, 28 setembro 2015 09:11

A investigadora brasileira de literatura Beatriz Berrini, especialista na obra de Eça de Queirós, morreu na passada quarta-feira, em S. Paulo, no Brasil. Professora de Literatura Portuguesa e Brasileira e de Teoria Literária, na Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo, Beatriz Berrini participou na constituição da Fundação Eça de Queiroz em 1990.

A notícia da sua morte foi anunciada pela Fundação Eça de Queiroz que descreve a investigadora como “…uma grande senhora e grande entusiasta da vida e obra de Eça de Queirós…”.

Beatriz Berrini concluiu o doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo em 1982, com a tese “Portugal de Eça de Queiroz”, e é autora de uma extensa obra sobre Eça de Queirós, publicada em Portugal e no Brasil, nomeadamente “A relíquia: uma nova leitura”, “Eça & Machado - Conferências e textos das mesas redondas do simpósio internacional Eça e Machado”, “Brasil e Portugal: A Geração de 70”, “Eça de Queiroz: Literatura e arte: uma antologia”, “J.M. Eça de Queiroz e J.P. de Oliveira Martins: correspondência”, “Comer e beber com Eça de Queiroz” e “A arte de ser pai: cartas inéditas de Eça de Queiroz para os seus filhos”, entre outros títulos.

Com Lusa