Angola: Lançamento da obra “ABC da Indústria Petrolífera”, de Emir Cláudio Londa

Publicado em quarta-feira, 11 fevereiro 2015 14:06

A obra “ABC da Indústria Petrolífera”, da autoria de Emir Cláudio Londa, vai ser lançada no Centro Cultural Português/Camões, I.P. em Luanda no dia 12 de fevereiro de 2015, às 18:30, no quadro de uma parceria com a Plural Editores.

O livro, que será apresentado pelo especialista ligado ao setor petrolífero Jaime Abreu, reveste-se de grande oportunidade, num momento em que a economia internacional regista impactos em cadeia resultantes da queda abrupta do preço do petróleo, que deixam a nu o profundo antagonismo de interesse entre países produtores e países consumidores.

De um lado, os países consumidores, que registam algum estímulo nas economias com a baixa do preço do crude. Do outro lado, os países produtores, obrigados a medidas restritivas com impacto negativo na taxa de crescimento económico. São disso exemplos, entre outros, a Rússia, Venezuela, Brasil, Irão e também Angola, cujas receitas de exportação de petróleo representam mais de 95% das receitas totais.

“ABC da Indústria Petrolífera” traça um quadro genérico sobre os princípios básicos que regem o funcionamento da indústria petrolífera. Alude à história da indústria petrolífera em Angola, pioneira na exploração em “águas profundas”, que trouxe, pela primeira vez, à região uma diversificada gama de tecnologias de ponta.

Desenvolve também o conceito de “recursos petrolíferos”, analisa a “estrutura fiscal”, “a saúde”, “segurança” e “meio ambiente” e o “planos de desenvolvimento e operações”.

Emir Cláudio Londa nasceu em Angola e licenciou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior José António Echeverria, em Cuba. Em 2005, concluiu o Mestrado em Ciências de Engenharia do Petróleo na Universidade de Stavanger na Noruega. Atualmente é quadro do setor petrolífero angolano.