França: Obras do período clássico pelo Quarteto Baillot

Publicado em segunda-feira, 28 maio 2012 09:28

Obras de Haydn, Boccherini e Schubert serão tocadas no concerto do Quarteto Baillot que terá lugar a 30 de maio, às 20:00, na Residência André de Gouveia – Fundação Calouste Gulbenkian da Cité Internationale Universitaire de Paris, com o apoio do Instituto Camões.

O concerto terá a presença de Hélène Schmitt (1º violino), Xavier Julien-Laferrière (2º violino), Reynier Guerrero (alto), Katine Jean-Baptiste (violoncelo).

A violinista Hélène Schmitt, que «percorreu longamente o repertório barroco tanto em cena como em gravação, prossegue – segundo os promotores - a sua lenta e paciente exploração do período clássico e do quarteto de cordas, na exigência de uma formação que quatro arcos cúmplices repercutem».

O violinista Xavier Julien-Laferrière é «fundador e membro do agrupamento Les Caractères que trabalha regulamente na pesquisa e difusão de repertório português, e que estreou em França obras encenadas como As Guerras do Alecrim e da Mangerona ou As Variedades de Proteu, de António José da Silva e António Teixeira, numa tradução francesa a cargo de Pierre Léglise Costa».