Angola: Homenagem a António Ole na inauguração da mostra “Observatório dos Sentidos”

Publicado em sexta-feira, 26 setembro 2014 16:48

O artista angolano António Ole vai ser homenageado no Centro Cultural Português de Luanda / Camões I.P., a 30 de setembro de 2014, por ocasião da inauguração da sua exposição “Observatório dos Sentidos”, que ficará patente na capital angolana até ao próximo dia 13 de outubro.

Em “Observatório dos Sentidos”, António Ole apresenta uma síntese de diversas expressões artísticas, reafirmando a sua visão eclética e multidisciplinar da Arte, numa exposição que reúne pintura, escultura/instalação e fotografia/cinema. Na convicção do artista, “todas as disciplinas artísticas têm a capacidade de se cruzarem e de assumirem um só discurso, potenciado com novas ferramentas atuais, que alargam a liberdade expressiva”.

“A pintura, escultura/instalação, fotografia ou cinema cruzam-se na minha obra de uma forma muito orgânica”, afirma. “Existe uma razão de ser e uma ideia que as liga, em tudo próxima à procura da cimentação de uma identidade. É como um laboratório onde se traçam projetos, sonhando com a sua viabilidade. Investir na inovação e experimentar. Tudo isto tem uma relação umbilical com o mundo que me rodeia”, conclui.

Na vertente da fotografia, o autor revisita os anos 70, reunindo 20 das muitas obras que produziu desde essa década até aos dias de hoje, e que dão a conhecer a sua evolução artística.

No domínio da pintura e da escultura/instalação, a exposição integra alguns trabalhos de épocas diversas alusivos ao tema “Paisagens” e apresenta, pela primeira vez ao público, 25 obras inseridas em “Insula”, a sua criação mais recente, uma reflexão sobre 9 ilhas que bordejam o continente africano.

A cerimónia de abertura da mostra “Observatório dos Sentidos”, que é também uma homenagem a António Ole, inclui o lançamento de um Caderno de Arte e a exibição de um documentário sobre a sua vida e obra, realizado por Rui Simões e produzido por Jacinta Barros e Rui Simões.  

Mais informações: http://www.embaixadadeportugal-luanda.com.pt/index.php/pt/embaixada/cultura/621-exposicao-observatorio-dos-sentidos-antonio-ole