Ofélia Paiva Monteiro vence Prémio Vergílio Ferreira 2014

Publicado em quarta-feira, 12 fevereiro 2014 17:13

A professora catedrática de literatura portuguesa Ofélia Paiva Monteiro, uma das especialistas em Almeida Garrett, foi galardoada com o Prémio Vergílio Ferreira 2014, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ), anunciou hoje, 12 de fevereiro, a academia alentejana.

Criado em 1997, o galardão, que incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio, vai ser entregue numa cerimónia a 03 de março, na sala de atos da instituição.

Segundo a UÉ, o júri decidiu atribuir o prémio pelo "perfil de grande investigadora e de autora” de Ofélia Paiva Monteiro.

A galardoada, realçou a academia alentejana, “brilha pela profundidade e subtileza especulativa na sua vasta obra ensaística, que incide particularmente em Almeida Garrett, mas também em outros autores marcantes da literatura portuguesa".

Ofélia Paiva Monteiro, professora catedrática aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, coordenou as edições críticas sobre a obra de Almeida Garrett.

Instituído pela academia alentejana para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o Prémio Vergílio Ferreira tem caráter anual e inclui uma componente pecuniária de cinco mil euros.

O Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, seguindo-se Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva e Agustina Bessa-Luís.

Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta, Maria Alzira Seixo, José Gil e Hélia Correia (2013) foram os outros galardoados.

Com LUSA