Moçambique: Oficina de Teatro Infantil de Âmbito Educativo e Curricular

Publicado em sexta-feira, 02 novembro 2012 18:00

A EUNIC Moçambique realiza, entre 30 de outubro e 3 de novembro de 2012, a Oficina de Teatro Infantil de Âmbito Educativo e Curricular no Complexo Palhota (Matola Rio), local que acolhe uma residência de 7 atores de teatro que participam na atividade de formação/intercâmbio sob a orientação de Warren Nebe e Evaristo Abreu.

Os atores envolvidos são provenientes do Grupo de Teatro do Oprimido, da Escola de Comunicação e Artes da UEM e do Centro de Produção de Arte Dramática-CEPAD.

Esta Oficina, a segunda realizada pela EUNIC Moçambique, tem como principal objetivo capacitar grupos de teatro moçambicanos para a produção de espectáculos junto de escolas do nível primário a nível nacional, num contributo para o desenvolvimento do ensino – aprendizagem de conteúdos educativos nas áreas do ambiente, saúde, cidadania, ciências da natureza, entre outras.

Continuando o trabalho realizado no ano passado, a EUNIC Moçambique criou numa parceria com o projecto “Drama for Life”, da Universidade de Witswatersrand, em Joanesburgo, e convidou o seu fundador e diretor, Warren Nebe, para dar o seu contributo. Dada a sua experiência como educador e dramaterapeuta, e tendo em conta de que alguns conceituados atores moçambicanos já se formaram nessa academia de teatro, será esta uma oportunidade para criar maior sustentabilidade e impacto deste projeto em Moçambique a partir do qual se prevê que os atores possam disseminar e aplicar os seus conhecimento nas escolas primárias provinciais.

Evaristo Abreu, diretor e ator do Grupo de Teatro M’Bêu, já teve formação superior na área do Teatro Educativo na “Drama for Life” e mostrou grande interesse em participar ativamente no desenvolvimento deste projeto formativo.

Os participantes na Oficina irão aprender como desenvolver duas abordagens do teatro aplicado, o drama na educação, criando contextos imaginários como metáforas do mundo real, e o teatro para educação, que representa o uso intencional de uma peça de teatro combinado com elementos do drama na educação com o objetivo de explicar aos jovens uma gama de assuntos tão variados dos conteúdos estudados da aula aos problemas do dia-a-dia.

A EUNIC é uma rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia. Foi fundada em 2006 e congrega 30 membros de 26 países. O cluster EUNIC Moçambique foi criado em Dezembro de 2010 e integra atualmente o British Council, o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua e o Instituto Cultural Moçambique-Alemanha-ICMA.

A Oficina de Teatro Infantil de Âmbito Educativo e Curricular é um projecto que conta igualmente com o apoio da Cooperação Suíça e tem como parceiros institucionais locais o Ministério da Educação e a Universidade Pedagógica.